Caixas-pretas de jato da Embraer que caiu no Cazaquistão chegam amanhã |
Ao todo, foram registrados 3,73% votos nulos e 4,99% votos brancos, além de 18,46% abstenções.
Os canditatos Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) irão disputar o segundo turno das Eleições 2022 para governador de Santa Catarina. Mello teve 38,61% dos votos válidos, enquanto o opositor ficou com 17,42%.
Além de Mello e Lima, disputaram o pleito outros oitos candidatos: Carlos Moisés (REPUBLICANOS), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil), Jorge Boeira (PDT), Leandro Borges (PCO), Odair Tramontin (Novo), Professor Alexander (PSTU) e Ralf Zimmer (PROS).
A votação do segundo turno das Eleições 2022 será realizada em 30 de outubro.
A disputa pelo governo do Estado de Santa Catarina foi considerada uma das mais acirradas do País, visto que três candidatos oscilaram nas pesquisas de intenção de voto, demonstrando possível potencial de marcar presença no segundo turno.
Nas duas pesquisas realizadas pelo Ipec e divulgadas pela NSC Comunicação, afiliada da Rede Globo, o cenário era outro. Moisés e Mello lideravam a disputa, em determinado momento, inclusive, empataram.
De acordo com resultado divulgado em 29 de agosto, Moisés tinha 20% das intenções de voto, demonstrando queda no eleitorado, visto que na pesquisa anterior, de 19 de setembro, detinha 23%. Já Mello, marcou saldo positivo de 20% e anteriormente tinha 16%, consequentemente empatando com seu adversário. Já Lima, aparecia em quinto lugar nas pesquisas, apreceu com 6% na primeira e com 15% na segunda. Em ambas as pesquisas, foram ouvidas 800 pessoas, em municípios catarinenses.
A pesquisa do Instituto Real Time Big Data, contratada pela Record TV e divulgada dia 24 de setembro, aponta também um empate, mas entre Carlos Moisés, Jorginho Mello (PL) e Gean Loureiro (União Brasil).
O atual governador de SC, Moisés, ficou numericamente à frente, com 18% das intenções de voto na pesquisa. O senador Jorginho Mello pontuou 14%, e o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (União Brasil), ficou com 12%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos ficaram tecnicamente empatados.
O senador Espiridião Amin (PP) e o presidente estadual do PT, Décio Lima, aparecem com 9%. Eles empatam na margem de erro com Mello e Loureiro, mas não alcançam Moisés.
Décio Nery de Lima (PT)
61 anos, nascido em Itajaí (Sc), está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Santa Catarina. É formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e ciências sociais pela Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi). Foi prefeito de Blumenau (SC). Casou-se com Ana Paula Lima, com quem teve dois filhos. A candidata a vice é Bia Vargas (PSB).
Jorginho Mello
66 anos, nascido na cidade de Ibicaré (SC), foi vereador em Herval d'Oeste (SC), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, governador interino do estado e duas vezes deputado federal. Está no segundo ano de mandato como senador. Formado em direito e estudos sociais, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). A candidata a vice é a Delegada Marilisa (PL). (Terra)
Deixe seu comentário